Os ratos convivem com o homem há milhares de anos, tendo sido encontrados esqueletos junto a alimentos humanos no período Pleistoceno (período geológico da evolução do homem moderno). Obtendo alimento e abrigo nas cavernas habitadas pelo homem não nos abandonou mais causando, hoje, problemas econômicos e sanitários.
Se alimentam de produtos de origem vegetal e animal, frescos e deteriorados. Tendo que ingerir ao redor de 10% de seu peso diariamente.
São animais com a visão pouco desenvolvida visualizando sombras em tons de cinza. Entretanto desenvolveram muito bem seus outros órgãos dos sentidos: audição, paladar, olfato e tato. Podem roer qualquer coisa tão dura quanto seus dentes que na escala Mohs de dureza tem o valor de 5.5, (ferro (4.0), alumínio (2.0), cobre (2.5 a 3.0), chumbo (1.5). Transmite, direta ou indiretamente, ao redor de 80 doenças ao homem (leptospirose, hantavirose, salmonelose, peste, etc.).
A ratazana (Rattus novergicus) é um animal grande e pesado podendo chegar a 400g de peso que pelo seu peso vive nas partes baixa em tocas. Nadam 72h sem parar atingindo 1,4km/h,percorrem 800m a nado e podem ficar submersos por 30”. O Rattus rattus (rato de telhado), pesando ao redor de 150g vive nas partes altas, tem o rabo maior que o corpo, Saltam verticalmente até 1,5m e horizontalmente até 2,5m. e podem cair de 20 m de altura sem danos. O Mus musculus (camundongo) é um animal pequeno com 35 g de peso é extremamente doméstico podendo fazer ninhos dentro da lã de vidro de fogões. As diferentes espécies podem, em média ter ninhada de até 13 crias, maturidade sexual com 60 dias,entram no cio 4-5 dias após a maturidade sexual, podem entrar em cio a cada 4 ou 5 dias, podem acasalar 1 ou 2 dias depois de parir, gestação de 21 dias, começam a roer e buscam comida sozinhos com 14 dias.